Secretário de Trump defende “consertar” o Brasil ao comentar tarifas

Publicado:

O secretário de Comércio do governo de Donald Trump, Howard Lutnick, mencionou o Brasil como um dos países que, segundo ele, afetam negativamente os Estados Unidos. Durante uma entrevista ao NewsNation no último sábado, Lutnick enfatizou a necessidade de “consertar” a situação nas relações comerciais.

Ele destacou que países como Suíça, Brasil e Índia devem abrir seus mercados e evitar ações que prejudiquem a economia americana. “Esses países realmente precisam reagir corretamente à América”, afirmou.

A Suíça, entre outros, é impactada por uma nova rodada de tarifas que inclui produtos farmacêuticos, caminhões pesados, móveis e armários. Lutnick destacou que, para manter relações comerciais com os EUA, esses países precisam entender as regras do jogo. “Se querem vender para o consumidor americano, devem ‘jogar bola’ junto com o presidente”, disse.

Essas declarações surgem em um momento em que a expectativa cresce em relação a uma conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Recentemente, os dois se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral da ONU e concordaram em discutir as tarifas de 50% sobre exportações brasileiras.

Fontes próximas ao governo Lula afirmam que a primeira conversa entre os líderes deve acontecer por telefone ou videoconferência. Lutnick, ao finalizar sua entrevista, mencionou que a situação entre os dois países será “resolvida com o tempo”.

O que você acha dessas declarações? Acredita que haverá um avanço nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos? Compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo: cantora desmaia em apresentação de festival e preocupa fãs

A cantora Lola Young gerou preocupação entre os fãs após desmaiar durante uma apresentação ao vivo no festival All Things Go, em Nova...

Fase final da Copa Intercontinental da Fifa será disputada no Catar

A fase final da Copa Intercontinental da Fifa de 2025 acontecerá no Catar. A Fifa confirmou neste domingo que o país...