A atriz Berta Loran faleceu na noite deste domingo (28), no Rio de Janeiro. Completaria 100 anos em março e estava internada no Hospital Copa D’Or. A causa da morte não foi divulgada pela instituição.
Berta nasceu em Varsóvia, Polônia, em 1926, e chegou ao Brasil aos 9 anos, fugindo das perseguições nazistas. Ela se naturalizou brasileira em 1957.
Carreira
Berta Loran começou sua carreira em clubes da comunidade judaica e estreou no cinema em 1955 no filme Sinfonia Carioca. Sua trajetória a levou a se destacar no teatro e na televisão. Em 1966, ingressou na TV Globo, onde participou de programas icônicos como Balança Mas Não Cai e Planeta dos Homens.
A atriz ganhou notoriedade nos anos 90 com seu papel na Escolinha do Professor Raimundo, onde interpretou a imigrante portuguesa Manuela D’Além Mar. Em 2001, voltou ao programa como a judia Sara Rebeca, e sua última participação na televisão foi em 2009 na novela A Dona do Pedaço.
A perda de Berta Loran deixa um legado importante na comédia brasileira, e seu trabalho seguirá sendo lembrado por gerações. O que você acha da contribuição dela para a televisão? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments