Governo argentino anuncia reunião Trump-Milei na Casa Branca

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente argentino, Javier Milei, se reunirá com Donald Trump na Casa Branca no dia 14 de outubro. O encontro acontece 12 dias antes das importantes eleições legislativas na Argentina e destaca a “aliança estratégica” entre os dois países.

Milei e Trump já se encontraram na semana passada em Nova York durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, onde o presidente americano ofereceu não apenas apoio político, mas também econômico ao governo argentino. Um novo auxilio financeiro dos Estados Unidos, que inclui um swap de 20 bilhões de dólares com o Banco Central argentino, ajudou a estabilizar a moeda local, que enfrentava uma intensa pressão no mercado cambial.

Milei destacou que a Argentina conta com um apoio inédito por parte dos Estados Unidos. Ele afirmou que, se necessário, os Estados Unidos estão prontos para fornecer fundos para honrar a dívida do país, um mecanismo semelhante ao que existe com a China.

Além disso, a Argentina enfrenta vencimentos de aproximadamente 4 bilhões de dólares em janeiro de 2026 e 4,5 bilhões em julho, enquanto o país lida com uma situação econômica desafiadora. A pressão sobre a moeda fez com que o Banco Central vendesse mais de 1 bilhão de dólares em apenas três dias para tentar conter a desvalorização do peso, que recentemente atingiu a marca de 1.400 pesos por dólar.

O governo de Milei também assinou um novo acordo de dívida de 20 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que já havia concedido cerca de 50 bilhões de dólares ao país em 2018.

Como você vê essa aproximação entre os dois líderes? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

O Senado da Argentina aprovou na madrugada de 12 de fevereiro de 2026 o projeto de reforma trabalhista apresentado pelo presidente Javier Milei,...

Mãe de atiradora e estudantes: quem são as vítimas do atentado no Canadá

O ataque a tiros em Tumbler Ridge, no Canadá, deixou ao menos 10 mortos na terça-feira, 10 de fevereiro. A polícia localizou corpos...

Rússia bloqueia WhatsApp por descumprimento da legislação local

O governo da Rússia confirmou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, o bloqueio da operação do WhatsApp, alegando descumprimento da legislação local....