Uma pesquisa recente mostrou que os brasileiros estão diminuindo o consumo de café devido ao aumento significativo de seu preço. O levantamento, realizado com 4.200 pessoas em setembro de 2025 pelo Instituto Assos, a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), revela mudanças nos hábitos de consumo em meio a este cenário desafiador.
Apesar de 96% dos entrevistados ainda consumirem café diariamente, 24% deles relataram que diminuíram a quantidade consumida por dia. Além disso, 39% estão priorizando marcas mais baratas, uma mudança drástica em relação a 2019, quando apenas 7% diziam fazer isso.
Aumento exponencial do preço
A elevação no consumo está diretamente ligada ao aumento do preço do café. Em 2025, o custo do quilo subiu para R$ 62,83, quase o dobro do que era há dois anos, quando custava cerca de R$ 32,40. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o preço da bebida aumentou 60,8% nos últimos 12 meses.
As previsões não são animadoras. A ABIC alerta que o preço do café pode subir mais 15% nas próximas semanas, refletindo os altos custos já repassados pela produção.
E você, como tem lidado com o aumento no preço do café? Conta pra gente nos comentários!
Facebook Comments