Acusado de matar PM da Rota recorre de condenação a 24 anos de prisão

Publicado:

Kaique Coutinho do Nascimento, sentenciado a 24 anos de prisão pela morte do policial militar Samuel Wesley Cosmo, recorreu da decisão e pede que o caso seja revisado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O recurso foi protocolado logo após o julgamento no Tribunal do Júri, que aconteceu no dia 27 de agosto.

A morte do soldado Samuel, ocorrida em 3 de fevereiro de 2024, desencadeou a 3ª fase da Operação Verão na Baixada Santista, que investiga várias denúncias de execuções e torturas realizadas por policiais. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que o objetivo da operação era prender o autor do crime. Kaique, conhecido como Chip, foi localizado dias depois em Uberlândia, Minas Gerais.

A prisão, no entanto, não pôs fim à onda de violência na região. Nos dois meses seguintes, a polícia foi responsável pela morte de 56 pessoas, incluindo um homem cego, um deficiente físico e uma mãe de seis filhos que foi atingida por engano.

suspeito rota

No Tribunal do Júri, foram ouvidas três testemunhas de acusação: os policiais militares Ederson Luiz da Costa e Ricardo Silva Mombelli, que acompanhavam Samuel no momento do crime, e o delegado Thiago Bonametti, responsável pela investigação.

Um ponto crucial para identificar o suspeito foi a câmera corporal do soldado Samuel. O equipamento registrou o momento em que ele caminhava por vielas da comunidade do Mangue Seco, em Santos, quando Chip apareceu armado e disparou contra ele.

Assista:

Baixada Sangrenta

Apesar das evidências de execuções durante a Operação Verão, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) decidiu arquivar os inquéritos que investigavam a conduta dos policiais. Ao todo, foram ouvidas 92 pessoas, analisados 330 vídeos, e 167 interrogatórios realizados. O MPSP apresentou sete denúncias contra 13 policiais, mas a Justiça confirmou o arquivamento.

O que você acha dessa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre isso.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é baleado com 10 tiros após briga com irmã na Boca do Rio, em Salvador

Na tarde deste sábado (6), Gabriel Salles foi baleado no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Ele recebeu atendimento de uma equipe...

Bonecos de presidiário: atos em SP têm duelo entre Luleco e Bolsoleco

Neste domingo, 7 de setembro, as ruas de São Paulo se tornaram palco de manifestações com bonecos infláveis que representavam figuras centrais na...

Papa Leão XIV canoniza o “padroeiro da internet”, Carlo Acutis, primeiro santo millennial da Igreja Católica

Neste domingo (7), o Papa Leão XIV canonizou Carlo Acutis, tornando-o o primeiro santo millennial da Igreja Católica. A cerimônia ocorreu na Praça...