Rio de Janeiro — Em um momento tenso no cenário político, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, está em busca de reuniões em Brasília. No dia 9 de setembro, ele tentará se encontrar com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União), para discutir questões relacionadas à anistia. O foco está no julgamento de Jair Bolsonaro e outros réus pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por uma suposta trama golpista.
No importante evento promovido em Copacabana no dia 7 de setembro, Castro expressou seu apoio à anistia. Em conversa com a reportagem, mencionou sua intenção de agenda: “Vou a várias reuniões e quero marcar com Motta e Alcolumbre.” Durante a manifestação, ele também apontou para as eleições de 2026, enfatizando a importância da candidatura de Bolsonaro: “Não queremos ditadura no Rio de Janeiro. 2026 está logo ali, e não existe eleição sem Jair Bolsonaro”, afirmou.
Outra figura presente no evento, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), destacou que a verdadeira ameaça à democracia está no julgamento de seu pai no STF. Examinando as acusações, ele ressaltou que a anistia é essencial e que o presidente do Senado deveria manter sua promessa de pautar essa questão. “Não existe anistia sem Bolsonaro”, destacou Flávio.
Bolsonaro e outros sete réus estão sendo julgados desde a semana passada pela Primeira Turma do STF, enfrentando acusações de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. As sessões do julgamento continuam nesta semana, entre 9 e 12 de setembro, com expectativa de conclusão no último dia.
Ramagem defende Bolsonaro
O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), deputado Alexandre Ramagem, também se fez ouvir durante o evento. Ele saiu em defesa de Bolsonaro, citando os avanços do governo nas áreas de economia e segurança pública. Ramagem lamentou a situação atual e declarou: “O sistema se voltou contra todos nós. Começaram a nos perseguir, nos calar, nos censurar. Os momentos são sombrios; eles são trevas, nós somos verdade e luz.”
E você, o que pensa sobre essa busca por anistia e o cenário político atual? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.
Comentários Facebook