Uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro atraiu 42,2 mil pessoas à Avenida Paulista, em São Paulo, nesta última quarta-feira, 7 de setembro. A estimativa é do projeto Monitor do Debate Político, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em parceria com a ONG More in Common.
O cálculo, que apresenta uma margem de erro de 12%, sugere que, no auge do ato, o público variou entre 37,1 mil e 47,3 mil participantes. A análise foi feita com base em 15 imagens aéreas coletadas em diferentes momentos, utilizando tecnologia de inteligência artificial. As fotografias foram divididas em oito partes, analisadas pelo método Point to Point Network (P2PNet), que permite identificar e contar as cabeças dos manifestantes com precisão de 72,9% e acurácia de 69,5%.
Esse ato ocorre em meio ao julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), onde ele enfrenta acusações de tentativa de golpe de Estado. Em comparação ao último protesto de seus apoiadores, ocorrido no mês passado, o público cresceu 12%.
O número de participantes também foi significativamente maior do que a manifestação organizada pela esquerda, que protestou contra a proposta de anistia a Bolsonaro, reunindo apenas 8,8 mil pessoas na Praça da República.
Desde 2022, Bolsonaro tem sido alvo de diversos atos na Avenida Paulista, especialmente após intensificar os ataques ao STF e questionar a confiança nas urnas eletrônicas. Este ato, realizado no último domingo, foi o quarto maior em termos de público.
E você, o que acha sobre a mobilização? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook