Bahia no mapa mundial: obra da FIOL II promete ligar Atlântico ao Pacífico

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O sonho da conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL II) pode finalmente se tornar realidade. Em um passo significativo para a infraestrutura do estado, o Governo Federal, através da Infra S.A., lançou, no dia 4, um edital para a contratação de obras que abarcam um trecho de 35,75 quilômetros entre os municípios de Guanambi e Caetité, no sertão da Bahia.

O investimento previsto é de R$ 507,1 milhões. Esse valor não somente inclui a construção do Lote 05FC, como também a elaboração dos projetos de engenharia necessários para a realização da ferrovia.

Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S.A., ressaltou que o edital marca um avanço importante para a conclusão da FIOL, facilitando a conexão entre Guanambi e Caetité. Ele destacou que a FIOL II vai reduzir custos logísticos e melhorar a competitividade dos produtos brasileiros no cenário internacional.

Corredor Logístico

A FIOL é considerada uma ferrovia estruturante essencial para o país. Sua conclusão é vital para formar um corredor logístico que vai facilitar o escoamento da produção agrícola nas regiões do Matopiba (MA, TO, PI e BA), fortalecendo assim a economia do Nordeste. André Ludolfo, diretor de Empreendimentos da Infra S.A., enfatizou que o lançamento do edital é crucial para garantir que as obras prossigam conforme planejado.

As empresas interessadas em participar da licitação devem submeter suas propostas exclusivamente pela plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil, onde a proposta mais barata será selecionada. O edital e seus anexos estão disponíveis no portal da Infra S.A. e na mesma plataforma, com abertura de sessão pública nos horários determinados no edital.

Rota Bioceânica

O projeto da FIOL busca também conectar-se à Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), localizada em Mara Rosa, Goiás. Essa ferrovia faz parte de um plano maior chamado de rota bioceânica, conectando o Atlântico ao Pacífico, desde o Porto de Ilhéus até o Porto de Chancay, no Peru. Isso pode abrir novas oportunidades de comércio com países andinos e na Ásia, e o projeto já está contemplado no Plano Plurianual (PPA) 2024/2027, com orçamento garantido.

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