A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu cinco pessoas durante a Operação Falsa Biometria, realizada na sexta-feira (5/9). A ação visava desmantelar uma organização criminosa envolvida em fraudes no sistema bancário.
As prisões e buscas aconteceram de forma simultânea em Goiânia, Trindade e Brasília, com o apoio da Polícia Civil do Estado de Goiás.
As investigações começaram em março, após uma denúncia de uma moradora do Lago Norte. A mulher recebeu uma notificação em seu aplicativo bancário solicitando uma avaliação de atendimento. Ao verificar sua conta, percebeu que tinham sido realizados um empréstimo de R$ 60 mil, dois saques em uma agência do Recanto das Emas e uma transferência para outra conta.
Após a análise dos dados fornecidos pelo banco, a polícia descobriu que os criminosos estavam utilizando documentos falsos para alterar a biometria das vítimas, permitindo que realizassem transações fraudulentas. Até agora, sete vítimas tiveram suas biometrias adulteradas.
As investigações também apontaram que a mesma mulher visitava repetidamente uma agência no Setor Sudoeste, sendo atendida pelo mesmo funcionário, que realizava as alterações de forma rápida e sem seguir os protocolos de segurança. O grupo já movimentou mais de R$ 350 mil.
Cinco integrantes da organização já foram identificados, e o trabalho da polícia segue para encontrar outros envolvidos e novas vítimas.
E você, o que acha dessa situação? Não hesite em comentar sua opinião ou compartilhar alguma experiência relacionada! Sua voz é importante.
Comentários Facebook