Betsaida, cidade natal de Pedro, pode ter sido encontrada no Mar da Galileia, acreditam arqueólogos

Publicado:

Uma equipe de arqueólogos israelenses, liderada pelo professor Mordechai Aviam do Kinneret College, acredita ter localizado Betsaida, a antiga cidade natal do apóstolo Pedro e palco de diversos milagres descritos no Novo Testamento. A descoberta ocorreu após um incêndio de três dias revelar vestígios arqueológicos em El-Araj, na margem norte do Mar da Galileia.

Segundo Aviam, que também dirige o Instituto de Arqueologia da Galileia, a visita ao local após o incêndio mostrou que a área era muito maior do que se pensava. “Identificamos vestígios de casas particulares, além de elementos arquitetônicos típicos de edifícios públicos, como tambores de pilares, capitéis coríntios e dóricos, e várias cornijas”, detalhou.

Os vestígios encontrados datam do período romano, época em que Jesus viveu. Essa avaliação se baseia no estilo arquitetônico das ruínas, que coincide com a descrição feita pelo historiador Flávio Josefo no século I d.C. Ele menciona que Filipe, filho de Herodes, elevou Betsaida à dignidade de cidade pela sua importância e número de habitantes.

A equipe de Aviam está realizando escavações na região em parceria com o professor Steven Notley, geógrafo histórico do Pillar College, em Nova Jersey. Durante as escavações, encontraram uma inscrição antiga em grego, dedicada ao “Chefe e Líder dos Mensageiros Celestiais” e ao “Guardião das Chaves”, títulos tradicionalmente atribuídos a Pedro.

Apesar das evidências, Aviam mantém cautela. “Não temos provas definitivas de que esta era a casa de Pedro”, afirmou. “Contudo, é possível que os construtores acreditassem que era, assim como em Cafarnaum.” Ele explicou que, entre os séculos III e IV, a vila foi abandonada, possivelmente devido a inundações causadas pelo aumento do nível do lago. Posteriormente, os primeiros cristãos identificaram o local como Betsaida e começaram a construir a igreja.

Aviam também ressaltou os desafios da arqueologia. “É uma ciência da destruição. Quando você expõe algo, começa a se deteriorar. Se já temos as informações necessárias, não é preciso escavar mais casas para comprovar que as estruturas são do período romano”, concluiu.

E você, o que acha dessa descoberta? Acredita que realmente encontraram Betsaida? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Catedral cristã de 1.500 anos e batistério são descobertos sob mercado na França

Arqueólogos no sudeste da França fizeram uma descoberta impressionante: os restos de uma catedral cristã e um batistério, ambos com mais de 1.500...

Spotify lança recurso que pode facilitar o abuso de menores, alerta grupo antiexploração sexual

O Spotify lançou recentemente um novo recurso de mensagens diretas que visa facilitar a interação entre usuários ao compartilhar músicas, podcasts e outros...

Matemática pode provar que Deus é real, afirma cientista de Harvard

O Dr. Willie Soon, astrofísico e engenheiro aeroespacial da Universidade de Harvard, gerou discussão ao afirmar que descobertas na física e na matemática...