O desfile cívico-militar de 7 de setembro, que acontecerá em Brasília no próximo domingo, terá como tema central “Brasil Soberano”. O evento começará às 9h na Esplanada dos Ministérios e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e outras autoridades.

A soberania do Brasil será abordada através de três eixos temáticos: “Brasil dos Brasileiros”, “Brasil do Futuro” e um terceiro eixo relacionado à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém em novembro, ao lado do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A programação incluirá as tradicionais apresentações das Forças Armadas, como desfiles motorizados, cavalaria e a apresentação da pirâmide humana, além da famosa Esquadrilha da Fumaça. O tema “Brasil Soberano” também faz parte de um plano do governo federal para apoiar empresas que enfrentam prejuízos devido a tarifas estabelecidas pelos Estados Unidos.

Para aqueles que desejam assistir ao desfile, as arquibancadas na Esplanada dos Ministérios abrirão às 6h30. Porém, é importante lembrar que itens como armas, objetos cortantes e recipientes de vidro são proibidos. A segurança na região já foi reforçada, especialmente em função do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

O trânsito de veículos será interditado na tarde do sábado, dia 6, e o Comando Móvel da Polícia Militar do Distrito Federal estará presente para garantir a segurança durante o evento.

Quero saber sua opinião sobre o tema do desfile. Acha que a soberania é um assunto importante para o Brasil? Comente abaixo!