Divulgação/Ministério das Relações Exteriores da China

O embaixador Celso Amorim, assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deixou um importante recado para os Estados Unidos durante sua visita a Pequim nesta quinta-feira (4/9). Ele criticou o desrespeito às regras internacionais por parte de alguns países, sem citar os EUA diretamente.
Durante a reunião com o chanceler chinês, Wang Yi, Amorim destacou que Brasil e China devem fortalecer a cooperação, especialmente no âmbito dos Brics, para proteger os interesses das nações do Sul Global em um cenário geopolítico conturbado.
Em sua fala, o embaixador mencionou as “tarifas excessivas” que prejudicam o comércio global, lembrando que, atualmente, as exportações do Brasil para os EUA sofrem uma taxação de 50%.
Amorim também elogiou a China pela realização de um desfile militar em comemoração ao 80º aniversário da vitória chinesa sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial. Ele representou o Brasil neste evento que contou com a presença de líderes mundiais, incluindo os presidentes Xi Jinping, Vladimir Putin e Kim Jong-un, que se encontraram pessoalmente pela primeira vez.
Comentários Facebook