Vinicius Schmidt/Metrópoles

O embaixador Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, se reunirá com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, nesta quarta-feira (3/9). Esta informação foi confirmada por fontes próximas ao diplomata brasileiro.
O encontro ocorrerá após o desfile militar na Praça da Paz Celestial, em Pequim, em celebração ao 80º aniversário da vitória da China sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial. O governo brasileiro ainda não divulgou os temas que Amorim discutirá com Wang Yi.
??? World leaders pose for a group photo at China’s military parade commemorating the 80th anniversary of the end of World War II. pic.twitter.com/Ah78o5IzXc
— Sputnik (@SputnikInt) September 3, 2025
Segundo informações do governo chinês, o desfile contou com a presença de 26 líderes mundiais, incluindo os presidentes da Rússia, Coreia do Norte, Belarus, Irã e Mianmar. A presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, também esteve no evento.
Além de celebrar a vitória, o desfile marcou a primeira vez que os líderes da China, Rússia e Coreia do Norte — Xi Jinping, Vladimir Putin e Kim Jong-un — estiveram juntos em um mesmo evento.
Comentário de Donald Trump
Enquanto isso, durante a exibição militar, Donald Trump utilizou a rede social Truth para fazer um comentário sobre a situação. Em sua publicação, o atual presidente dos Estados Unidos reiterou que Xi Jinping deveria lembrar do “enorme apoio que os americanos deram aos chineses” na Segunda Guerra Mundial. Trump também enviou saudações a Putin e Kim Jong-un.
“Por favor, transmitam meus mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong-un, enquanto conspiram contra os Estados Unidos da América”, escreveu Trump.
O que você acha sobre a relação entre Brasil e China? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook