O cinegrafista André Muzell, do Canal Factual RJ, sofreu uma brutal agressão na última quinta-feira, 4 de setembro, enquanto cobria uma ação policial na Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Durante a cobertura, ele foi surpreendido por cerca de 15 criminosos, que o agrediram violentamente no rosto, resultando na perda de dois dentes. Em entrevista ao jornal O Globo, André afirmou que os criminosos até tentaram atirar em sua cabeça, mas a arma falhou. “Depois falaram que não queriam um novo Tim Lopes”, comentou, referindo-se ao jornalista assassinado em 2002.
Após a agressão, Muzell foi levado ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, onde recebeu atendimento e já teve alta. Além de ser espancado, teve seus pertences roubados, incluindo uma câmera, um capacete, um tripé e um celular, com um prejuízo total estimado de cerca de R$ 40 mil.
“Eles quebraram meus dois dentes da frente e meu maxilar. Mal consigo falar direito por conta disso. Foram no mínimo 15 minutos me chutando e socando”, detalhou.
Para conseguir repor os equipamentos que perdeu, André lançou uma vaquinha online em busca de doações.
Caso Tim Lopes
O caso de Tim Lopes, jornalista brutalmente assassinado em 2002 enquanto investigava tráfico de drogas na Vila Cruzeiro, ainda é lembrado por muitos. Lopes desapareceu em 2 de junho daquele ano e seu corpo foi encontrado carbonizado em julho. Ele foi sequestrado e executado por traficantes, em um episódio que chocou o Brasil.
Esse tipo de violência contra jornalistas é alarmante e gera preocupações sobre a liberdade de imprensa no país. O que você pensa sobre a situação da segurança dos profissionais de mídia no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook