Comissão aprova MP do Setor Elétrico com ampliação da tarifa social

Publicado:

A comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 1300/25, também conhecida como MP do Setor Elétrico, aprovou na quarta-feira (3/9) o relatório de Fernando Coelho Filho (União Brasil-PE). O relator, no entanto, retirou as reformas do setor do texto, mantendo apenas a ampliação da tarifa social. A proposta agora vai para a Câmara dos Deputados.

O relatório foi apresentado na terça-feira (2/9) e, após conversa com aliados, Coelho Filho fez ajustes para facilitar a aprovação da MP, que deve ser sancionada pelo Congresso até 17 de setembro para não perder a validade. A principal modificação foi a exclusão do dispositivo que permitiria a criação de um mercado aberto de energia elétrica.

As alterações previstas para o setor deverão ser discutidas na tramitação da MP 1304, que é liderada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) e aborda a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Com a nova legislação, famílias cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico) que possuem uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que consomem até 80 kWh por mês terão acesso à conta de luz gratuita. Além disso, as famílias com renda entre meio e um salário mínimo por pessoa, que consomem até 120 kWh por mês, receberão isenção parcial.

A expectativa é que cerca de 60 milhões de pessoas se beneficiem com essas medidas.

O que você acha dessa nova medida? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe seu ponto de vista.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guarani anuncia contratação de campeão da Libertadores; confira

O Guarani divulgou em suas redes sociais a contratação do zagueiro David Braz, de 38 anos. Ele é conhecido por sua experiência e,...

Veja quais senadores votaram a favor de mudança na Lei da Ficha Limpa

Na última terça-feira, o Senado Federal deu um passo que pode alterar o cenário político. Com 50 votos a favor, foram aprovadas mudanças...