O segundo eclipse lunar total de 2025, e o mais longo desde 2022, está agendado para este domingo, dia 7. Durante o fenômeno, a Lua irá passar pela sombra da Terra, o que a fará adquirir um tom alaranjado, conhecido popularmente como ‘Lua de Sangue’.
Embora não seja visível em todo o mundo, incluindo o Brasil, o eclipse será transmitido ao vivo no YouTube, através do canal do Observatório Nacional. A transmissão começará ao meio-dia com o programa “O Céu em sua Casa”.
O decorrer do eclipse é interessante:
- Início do eclipse penumbral: 12h28
- Início do eclipse parcial: 13h27
- Início do eclipse total: 14h31
- Máximo do eclipse total: 15h12
- Fim do eclipse total: 15h53
- Fim do eclipse parcial: 16h57
- Fim do eclipse penumbral: 17h55
Infelizmente, no Brasil, a Lua estará abaixo do horizonte durante o evento, então não será possível observá-lo. Somente pessoas em regiões como Austrália, Ásia, África e Europa poderão ver a totalidade do eclipse.
Com a duração de 1 hora e 22 minutos, a fase total do eclipse será vista por aproximadamente 6,2 bilhões de pessoas, correspondendo a 76% da população mundial. Para os interessados em eclipses futuros, o próximo eclipse solar acontecerá em 21 de setembro e o próximo eclipse lunar total ocorrerá em 2 e 3 de março de 2026.
O termo “Lua de Sangue” vem da coloração avermelhada do satélite, que é resultado da refração da luz solar na atmosfera terrestre. Essa luz filtra os tons azuis e verdes, permitindo que apenas os vermelhos e alaranjados cheguem à superfície da Lua. A astrônoma Cristiane Costa, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, explica que, apesar de a Lua estar na sombra da Terra, a luz espalhada pela atmosfera ainda pode iluminá-la, dependendo da trajetória no cone de sombra.
Fique de olho nesse fenômeno fascinante e não deixe de compartilhar suas impressões ou experiências. Já pensou em como seria se você pudesse ver o eclipse? Vamos conversar sobre isso!
Comentários Facebook