A normalização da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo não possui um prazo definido para ocorrer. Isso se deve a um descarrilamento recente, que danificou alguns equipamentos essenciais. A concessionária ViaQuatro informou que essas peças precisarão ser importadas, o que pode prolongar a paralisação.
Durante esse período, a linha seguirá operando em via singela, com velocidade reduzida e intervalos mais longos. Entre 6h e 10h e 15h e 20h, um reforço no transporte será feito com nove ônibus que conectarão Taboão da Serra ao Terminal Vila Sônia e vice-versa, estendendo o trajeto até a Estação São Paulo-Morumbi. Além disso, 10 ônibus do sistema Paese estarão disponíveis entre São Paulo-Morumbi e Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro.
Para minimizar os transtornos, a ViaQuatro adotará as seguintes medidas:
- Entre 6h e 10h e 15h e 20h, haverá viagens intercaladas com trens de São Paulo-Morumbi para Luz e de Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro até Luz.
- Controle de fluxo em Vila Sônia e São Paulo-Morumbi para garantir a segurança dos passageiros.
- Reforço de colaboradores nas estações, com mais 40 pessoas disponíveis.
- Fechamento de acessos e direcionamento dos passageiros conforme a demanda nas estações.
- Comunicação reforçada por mensagens sonoras e vídeos.
A concessionária recomenda que os usuários planejem suas saídas com antecedência, considerando o aumento no tempo de viagem entre São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Filas e plataformas lotadas
O descarrilamento causou grande impacto aos passageiros na manhã do dia 10. Filas enormes foram vistas nas catracas, resultando em plataformas lotadas. Muitos usuários relataram a necessidade de sair de casa uma hora antes para não se atrasar para o trabalho.
Alternativas para os passageiros
A ViaQuatro também divulgou orientações em suas redes sociais sobre como seguir viagem durante a interrupção do serviço:
- Linha 1-Azul e 11-Coral: Conexão em Luz
- Linha 2-Verde: Conexão em Paulista
- Linha 3-Vermelha: Conexão em República
- Linha 5-Lilás: Conexão em Santo Amaro ou Santa Cruz
- Linha 9-Esmeralda: Conexão em Pinheiros ou Santo Amaro
E você, como está lidando com os impactos dessa situação? Compartilhe suas experiências e sugestões nos comentários!
Comentários Facebook