Com o aumento da memória interna dos celulares, muitos de nós esquecemos de desinstalar aplicativos que não usamos. Isso pode afetar tanto o desempenho do aparelho quanto a segurança do seu dispositivo, seja Android ou iPhone. Por isso, é fundamental revisar a lista de aplicativos instalados e remover os que são menos utilizados.
A presença de aplicativos antigos ou de fontes não confiáveis pode criar vulnerabilidades de segurança. O problema se agrava especialmente com aqueles que não recebem mais atualizações de segurança, tornando-os alvos fáceis para cibercriminosos.
Cinco aplicativos perigosos para seu celular
Bloatwares
Os bloatwares são aqueles aplicativos que vêm pré-instalados nos celulares pelos fabricantes. Geralmente, são difíceis de remover e acabam ocupando espaço e recursos do sistema, o que pode levar a uma lentidão no aparelho.
APKs não oficiais
APKs alterados, também conhecidos como “craqueados”, oferecem funcionalidades extras gratuitamente, mas de forma ilegal. Um exemplo é o WhatsApp GB, que possui recursos além do original. Esses aplicativos são mais comuns em dispositivos Android devido ao sistema aberto.
Aplicativos em desuso
Com o tempo, alguns aplicativos se tornam obsoletos. Manter esses apps ocupando espaço é um desperdício de memória e pode afetar o desempenho do dispositivo.
Aplicativos com funções nativas do dispositivo
Antes, precisávamos baixar aplicativos para funções simples, como leitores de QR Code. Hoje, muitos desses recursos já vêm nativos. Manter aplicativos redundantes consome espaço e pode acessar dados pessoais sem necessidade.
Aplicativos descontinuados
Alguns aplicativos podem ser abandonados pelos desenvolvedores, parando de receber atualizações. Se você continuar usando esses programas, corre o risco de deixar seu celular vulnerável a ataques, pois não têm mais suporte para corrigir falhas.
Revise seu celular e faça uma limpa nos aplicativos que não usa, garantindo que sua experiência seja mais segura e eficiente. Afinal, a segurança digital deve ser uma prioridade para todos os moradores da região.
Quais aplicativos você tem no seu celular que podem estar te ameaçando? Comente abaixo e compartilhe suas experiências!
Comentários Facebook