Os Estados Unidos concederam um visto diplomático ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O pedido de renovação foi feito em agosto, em meio a tensões relacionadas ao aumento de tarifas. Além do visto comum, Haddad solicitou este visto especial para participar de compromissos agendados nos próximos meses nos EUA.

“Meu visto diplomático precisa ser renovado. E eu preciso dele porque estarei representando o governo brasileiro. Eu fiz o pedido dele para uma reunião de trabalho internacional. Estou tranquilo em obtê-lo”, afirmou Haddad em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, em 29 de agosto.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também está buscando a renovação do visto americano, mas enfrentou a perda das autorizações de viagem da esposa e da filha, devido a sanções impostas pelo governo dos EUA. Padilha, no entanto, não teve seu visto cancelado, uma vez que a autorização já estava expirada desde 2024.

Agendas previstas

Fernando Haddad participará da Climate Week, em Nova York, entre 21 e 28 de setembro. Este evento anual promove ações voltadas à sustentabilidade climática global.

No dia 23 de setembro, ocorre a sessão de abertura da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), onde o presidente brasileiro fará o discurso de abertura. No ano passado, Haddad esteve na ONU acompanhando o presidente Lula e aproveitou a oportunidade para reuniões, inclusive com a agência de classificação de risco Moody’s.

Em outubro, Haddad tem agendadas reuniões em Washington D.C., incluindo a 4ª Reunião de Ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, nos dias 15 e 16, e a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, de 17 a 19 de outubro. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, também estará presente nessas agendas.

O que você acha dessas movimentações do ministro? Deixe sua opinião nos comentários!