O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, declarou que o uso das Forças Armadas para combater cartéis de drogas é, em sua opinião, “o melhor uso possível” da capacidade militar do país. A declaração surgiu após uma operação no Caribe que resultou na morte de 11 pessoas a bordo de um barco venezuelano, suspeito de transportar drogas para o grupo criminoso Tren de Aragua.
Em seu perfil no X, Vance escreveu: “Matar membros do cartel que envenenam nossos cidadãos é o melhor e mais elevado uso de nossas forças armadas”.
Esse comentário destaca a postura rigorosa do governo Trump frente ao narcotráfico, focando em organizações que atuam na Venezuela e no Caribe.
Operação no Caribe
De acordo com o Pentágono, o ataque à embarcação, que partiu em 31 de agosto do estado venezuelano de Sucre em direção a Trinidad e Tobago, foi classificado como uma “operação militar contra uma organização terrorista designada”. Para Washington, isso faz parte de um “conflito armado” contra grupos considerados “narcoterroristas”.
Até o momento, o governo venezuelano não se manifestou oficialmente sobre o episódio, mas já acusou os EUA anteriormente de promover “ações desestabilizadoras” na região.
Maduro pede redução das tensões
A declaração de Vance ocorre logo após o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter chamado Washington a diminuir as tensões militares no Caribe. “Nenhuma das diferenças que tivemos poderia justificar um conflito militar de grande impacto”, disse ele.
Em tom conciliador, Maduro acusou os EUA de tentar impor uma “mudança violenta de regime” na América Latina, e pediu respeito à soberania venezuelana. Recentemente, a tensão aumentou após caças venezuelanos sobrevoarem o destróier USS Jason Dunham, que realiza operações antidrogas na região. O Pentágono descreveu essa manobra como “altamente provocativa”.
Como resposta, o presidente Donald Trump autorizou o envio de 10 caças F-35 para Porto Rico, afirmando que aviões venezuelanos que representem uma ameaça a navios americanos poderão ser abatidos. “Se eles nos colocarem em uma posição perigosa, serão derrubados”, ressaltou Trump.
O que você pensa sobre essa situação? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião sobre o papel dos EUA na Venezuela e a luta contra os cartéis de drogas.
Comentários Facebook