O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou a Força Penal Nacional (FPN) a realizar um treinamento no presídio de Feira de Santana. A capacitação dos agentes do conjunto penal acontecerá ao longo de 90 dias.
A operação contará com apoio logístico e supervisão da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA).
Esse é o segundo deslocamento da FPN para a Bahia em pouco tempo. A última missão foi em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, no final de maio. Durante essa operação, uma emboscada direcionada ao diretor do presídio local resultou em um motorista baleado. A Força Penal permaneceu na cidade até o final de julho para coordenar a segurança externa e as rotinas administrativas da unidade.
O Conjunto Penal de Feira de Santana é o maior do estado, com capacidade para 1.250 presos. Atualmente, ele abriga 2.196 detentos, resultando em um excedente de 946 detentos, segundo dados da Seap divulgados na última terça-feira.
No total, o sistema carcerário da Bahia conta com 28 unidades, acolhendo 15.578 presos, embora as vagas disponíveis sejam apenas 10.804. Isso gera um excedente de 4.774 presos no estado.
Esse treinamento é uma ação importante para melhorar a segurança no sistema penal da região. O que você pensa sobre a situação do sistema carcerário na Bahia? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook