O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Controladoria-Geral da União (CGU) pediram à Polícia Federal que investigue suspeitas de fraudes na concessão do Seguro-Defeso do Pescador Artesanal em várias localidades do Brasil.
De acordo com as autoridades, atravessadores estariam coação pescadores a repassar uma parte do benefício, além de orientar pessoas sem direito a obter o seguro de forma irregular, utilizando declarações falsas.
O ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, comentou sobre “casos graves em que pessoas eram instruídas a fraudar o benefício em troca de parte do valor recebido”. Já o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, enfatizou que “o governo atuará sempre para combater fraudes e garantir que o recurso chegue a quem de fato tem direito”.
As investigações começaram com a primeira etapa de uma auditoria já prevista no Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT). Até o momento, foram ouvidos beneficiários em 23 localidades de sete estados. Os primeiros achados, que seguem em sigilo, já foram encaminhados à Polícia Federal. O relatório final deve ser concluído em dezembro.
O assunto é sério e afeta muitos pescadores que realmente precisam do apoio. O que você acha sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.
Comentários Facebook