“Ivete Clareou”: Justiça rejeita pedido de grupo Clareou e Ivete Sangalo mantém uso do nome em turnê

Publicado:

A disputa judicial sobre o nome da nova turnê de Ivete Sangalo ganhou um novo desdobramento. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou o pedido do Grupo Clareou, que queria impedir a artista de usar a marca “Ivete Clareou” em seu projeto de samba. Essa decisão foi tomada em 15 de agosto, embora a banda tenha apresentado recurso na noite desta quarta-feira (10).

Em julho, o grupo de pagode emitiu uma nota acusando Ivete de violar seus direitos sobre a marca “Clareou”, registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desde 2010. Os advogados do grupo alegaram que a utilização do nome pela cantora configurava “concorrência desleal” e demonstrava “desprezo pela história do grupo”, afirmando que iriam recorrer à Justiça.

LEIA TAMBÉM:

  • Empresa responsável pela turnê de samba de Ivete se pronuncia após confusão com Grupo Clareou: “Palavra de uso comum”

No agravo de instrumento analisado pela 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, o desembargador Grava Brazil reconheceu os registros das marcas “Grupo Clareou” e “Do Nada Clareou”, válidos até 2035. Contudo, ele ressaltou que a proteção concedida pelo INPI se refere ao conjunto das expressões e não ao uso isolado da palavra “Clareou”.

A decisão indicou que o título da turnê de Ivete tem diferenciação suficiente ao trazer o nome da artista antes da expressão contestada. O relator afirmou que “Ivete Clareou” não se confunde com as marcas registradas pelo grupo, afastando risco de confusão do público consumidor. Por isso, o TJ-SP concluiu que não há justificativa para suspender, imediatamente, o uso do nome.

A cantora afirmou que o projeto “Ivete Clareou” é uma homenagem à cantora Clara Nunes e prevê apresentações em diversas cidades brasileiras, marcando seu mergulho no samba.

E você, o que acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cientistas brasileiros criam medicamentos com proteínas da placenta para pessoas tetraplégicas

Uma equipe de pesquisadores brasileiros fez uma descoberta promissora na recuperação de mobilidade após lesões na medula espinhal. Eles identificaram que a **laminina**,...

FBI libera suspeito de matar aliado de Trump após interrogatório

O diretor do FBI, Kash Patel, anunciou em sua conta oficial no X (ex-Twitter) que o suspeito de atirar em Charlie Kirk, um...

Com voto favorável de Luiz Fux, STF forma maioria para condenar Braga Netto por trama golpista e plano de assassinato

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor da condenação do ex-ministro da...