Julgamento de Bolsonaro repercute na imprensa internacional

Publicado:

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcado para esta terça-feira (2/9), já é tema de grande repercussão nas mídias estrangeiras. Bolsonaro, que está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, e outros sete réus devem ter suas sentenças definidas até 12 de setembro.

A cobertura internacional se concentra em revisitar a trajetória de Bolsonaro e suas tentativas de interferência no processo legal, especialmente ligado a Donald Trump. No entanto, as ações do ministro Alexandre de Moraes e do Supremo Tribunal Federal (STF) também suscitam questionamentos.


Os detalhes do julgamento

  • Bolsonaro será julgado ao lado de outros sete ex-aliados, incluindo o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; e o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.
  • Todas essas figuras enfrentam acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e ameaças ao patrimônio público.
  • O presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, dará início à sessão. Em seguida, Moraes apresentará um resumo do caso.
  • Após isso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para defender as acusações.
  • As defesas de Bolsonaro e dos outros réus então se manifestarão, e as audiências devem ocorrer até o dia 12 de setembro.

O New York Times comentou que o Brasil está conseguindo o que os Estados Unidos não, ao levar um ex-presidente ao tribunal por tentar se manter no poder após uma derrota eleitoral. O jornal também destacou as restrições impostas a Bolsonaro, que incluem preocupações com uma possível tentativa de fuga.

Print screen de reportagem publicada pelo The New York Times - Metrópoles
“O dilema democrático brasileiro: como julgar um presidente”, diz a reportagem do New York Times

Apesar do foco nas questões legais, o NYT também levantou preocupações sobre o papel do STF, citando ações como censura e prisões sem julgamento.

A revista britânica The Economist também trouxe o julgamento de Bolsonaro em destaque, descrevendo-o como uma “lição de democracia” para os Estados Unidos e considerando a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 como algo “esquisito e bárbaro”.

Imagem colorida mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro na capa da revista The Economist - Metrópoles
Capa da revista The Economist

O The Guardian destacou a vigilância constante em torno de Bolsonaro, devido ao risco de fuga, enquanto o francês Le Monde ressaltou que ele é considerado um “risco” e está sob monitoramento 24 horas.

Por sua vez, o The Washington Post publicou uma análise sobre como o julgamento representa um momento histórico para o Brasil, sendo o primeiro caso de um ex-presidente enfrentando acusações por subversão democrática.

O que você pensa sobre a situação de Bolsonaro e o julgamento que se aproxima? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jamie Vardy desembarca na Itália com festa de torcedores do Cremonese

O jogador Jamie Vardy, de 38 anos, desembarcou na Itália no último domingo, 31 de agosto, recebendo uma calorosa recepção dos...

Brasileiro morre na Bolívia asfixiado por seguranças durante surto

Um trágico incidente ocorreu na última terça-feira (26/8) em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O estudante de medicina Igor Rafael Oliveira...

Meia do Boca Juniors desabafa sobre atletas da base: “Passam fome”

Ander Herrera, jogador do Boca Juniors, trouxe à tona a difícil realidade enfrentada pelos jovens atletas da base do clube. Em...