Justiça dos EUA impede Trump de demitir Lisa Cook, diretora do Fed

Publicado:

Drew Angerer/Getty Images

Imagem de Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) - Metrópoles
1 de 1 Imagem de Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) – Metrópoles – Foto: Drew Angerer/Getty Images

A Justiça dos Estados Unidos suspendeu temporariamente a decisão do presidente Donald Trump de demitir Lisa Cook, diretora do Conselho de Governadores do Federal Reserve (Fed). O julgamento ocorreu na terça-feira (9 de setembro) e impede, por enquanto, a efetivação do afastamento.


Quem é Lisa Cook

  • Lisa Cook é diretora do Federal Reserve desde 2022, nomeada pelo ex-presidente Joe Biden e reconduzida em 2023 para um mandato de 14 anos.
  • Ela foi a primeira mulher negra a integrar o colegiado responsável pela definição das taxas de juros nos Estados Unidos.
  • Com doutorado em economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley, Cook já trabalhou como assessora econômica no governo de Barack Obama.
  • Em 2019, publicou um artigo no The New York Times, discutindo os desafios enfrentados por mulheres negras na economia e no serviço público.

Trump anunciou a demissão de Cook em 25 de agosto, alegando que ela havia falsificado registros para ganhar vantagens em contratos de hipoteca. Em resposta, três dias depois, a diretora recorreu à Justiça, afirmando que o presidente não tinha autoridade para afastá-la e que isso violaria a Lei do Federal Reserve de 1913. Segundo essa lei, diretores do Fed só podem ser demitidos por “justa causa” e não por alegações que ela considera infundadas.

No pedido, Cook também solicitou uma ordem judicial para bloquear a demissão, que foi deferida. O caso pode seguir para instâncias superiores, inclusive a Suprema Corte.

Recentemente, o jornal The Wall Street Journal noticiou que o Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação criminal contra Lisa Cook.

O que você acha sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Maiume e Geovana: Hilux é achada com indícios de clonagem e em boas condições para perícia

Teixeira de Freitas O veículo de Maiume Rodrigues Soares, de 34 anos, e Geovana da Silva Pepe, de 40, assassinados em 1º de...

Motta instala comissão que vai analisar PEC da Segurança Pública e pede que deputados atuem em prol da sociedade

No início da segunda semana de julho, Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, deu um passo...

Aos 45 anos, Deborah Secco fala sobre envelhecimento: “Não tenho medo”

Deborah Secco está vivendo um momento de mudanças significativas em sua vida pessoal e profissional. Mãe de Maria Flor,...