Justiça mantém patente das canetas emagrecedoras Victoza e Saxenda

Publicado:

A farmacêutica Novo Nordisk anunciou que a Justiça Federal no Distrito Federal garantiu a manutenção da patente da liraglutida, o princípio ativo das canetas emagrecedoras Victoza e Saxenda. Essa decisão foi confirmada na última quinta-feira, 4.

A nova liminar estabelece que, apesar da patente ter expirado, ela ficará vigente por mais 8 anos, 5 meses e 1 dia. A informação é da Agência Brasil.

A Justiça tomou essa decisão após considerar que houve demora excessiva do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para analisar o processo de registro, que levou 13 anos. Com isso, houve a compensação do tempo para garantir a validade da patente.

Novo Nordisk vê essa decisão como um importante passo para a segurança jurídica nos processos de patentes no Brasil.

A empresa enfatizou que a falta de uma proteção adequada nas patentes pode atrasar o acesso a novas tecnologias em saúde no país. “Sem a garantia de que o direito à patente será respeitado, o Brasil corre o risco de ficar para trás”, declarou.

Além disso, a Novo Nordisk está buscando uma decisão semelhante para a patente da semaglutida, presente também nos medicamentos injetáveis Wegovy e Ozempic.

Vale lembrar que cabe recurso do INPI contra essa decisão da Justiça Federal.

O que você acha sobre essa decisão? Ela pode impactar a saúde no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil recupera motocicleta roubada em propriedade às margens da BR-101

Teixeira de Freitas: A Polícia Civil da Bahia, através do Setor de Investigação da Delegacia Territorial, recuperou uma motocicleta...

Canonização do 1º santo millennial, “padroeiro da internet” ocorre neste domingo no Vaticano

Neste domingo, 7, o Vaticano realiza a canonização do beato Carlo Acutis. Ele faleceu aos 15 anos...

Abraji repudia decisão judicial que removeu reportagem do Metrópoles

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji, se manifestou na última sexta-feira sobre uma decisão judicial que determinou a retirada de uma...