No dia 7 de setembro de 2025, várias cidades do Brasil foram palco de manifestações políticas. Em meio à expectativa pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, apoiadores se reuniram para pedir anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado.
Em Salvador, os manifestantes se concentraram no Farol da Barra a partir das 9h. O ato foi convocado pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que chamou os patriotas baianos através de suas redes sociais: “Neste domingo, 7 de setembro, às 9h, no Farol da Barra, mandaremos um recado para todo planeta. Anistia já! E é geral, ampla e irrestrita. Te espero lá.”
O protesto em Salvador é parte de um movimento amplo em outras cidades que também pede anistia aos réus do 8 de janeiro e defende o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
No Distrito Federal, opositores se reuniram nas proximidades da Torre de TV, enquanto grupos de esquerda se concentraram na Praça Zumbi dos Palmares, a 2,5 km de distância, segundo informações da Gazeta do Povo.
Em São Paulo, os manifestantes da direita ocuparam a Avenida Paulista, enquanto o movimento da esquerda, chamado Grito dos Excluídos, aconteceu na Praça da República. Esses eventos também estavam separados por cerca de 2,5 km. Entre os presentes na Paulista estavam a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o governador Tarcísio de Freitas e o senador Flávio Bolsonaro.
No Rio de Janeiro, a orla de Copacabana foi o local escolhido pelos apoiadores de Bolsonaro. O pastor Silas Malafaia mobilizou os manifestantes, convocando a população a protestar em defesa da “liberdade” e contra a “perseguição política vergonhosa”. A esquerda, por sua vez, se organizou na Avenida Presidente Vargas, a cerca de 10 km de distância.
O senador Flávio Bolsonaro compartilhou uma mensagem de mobilização: “No dia 7 de setembro, seremos milhões de brasileiros nas ruas, unidos em um só grito de liberdade. Não apenas pelo presidente Bolsonaro, mas por todos aqueles que hoje sofrem com a tirania de poucos. É a voz do povo que ecoará, é o Brasil que se levantará! Vamos às ruas! Que Deus abençoe o nosso Brasil”.
Em Goiânia, o deputado federal Gustavo Gayer também discursou, mencionando recentes acontecimentos que acredita mostrar o sucesso da direita, além de citar figuras influentes como Donald Trump, Mark Zuckerberg e Elon Musk.
Esses eventos refletem um momento de intensa polarização política no Brasil. O que você acha dessas manifestações? Deixe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook