O número de pessoas baleadas durante eventos em Salvador e na Região Metropolitana aumentou 287,5% entre janeiro e agosto deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, 31 pessoas foram baleadas nas festividades da capital baiana e arredores.
Desse total, nove pessoas morreram e 22 ficaram feridas. O aumento no número de feridos foi de dez vezes em relação ao ano anterior, enquanto as mortes subiram 50%.
A maioria das ocorrências foi registrada em festas do tipo paredão, que somaram 17 vítimas, representando 55% dos casos. Dentre elas, cinco foram atingidas durante operações policiais.
O levantamento também aponta um crescimento expressivo da violência em eventos envolvendo agentes de segurança. Em 2025, seis pessoas foram baleadas pela polícia, resultando em três mortes e três feridos, o que representa um aumento de 500% em relação a 2024. A maioria desses casos ocorreu em festas do tipo paredão.
Entre as 31 vítimas, 22 eram homens, seis eram mulheres e, em três situações, o gênero não foi identificado. A maior parte dos atingidos eram adultos: 25 pessoas, sendo nove mortas e 16 feridas. Também foram registrados dois adolescentes feridos e uma criança baleada.
Esses números alarmantes refletem um cenário preocupante de violência em eventos na região. O que você pensa sobre o aumento dessa violência? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook