Um projeto de ferrovia ligando Salvador a Feira de Santana está ganhando força. Recentemente, ocorreu um encontro na Câmara Municipal de Feira, destacando a importância dessa rota para a região Nordeste. Essa ferrovia promete facilitar o deslocamento de muitos passageiros.
A nova estação em Feira de Santana permitirá que os passageiros tenham acesso facilitado a transporte para várias direções. Além disso, a ferrovia é uma alternativa mais sustentável, contribuindo para a redução da poluição em um momento em que a crise climática é uma preocupação crescente. O projeto aguarda aprovação federal e requer a participação de órgãos da sociedade civil para manifestar apoio, evidenciando sua importância como um marco histórico entre as duas cidades.
O plano para a construção foi apresentado por representantes da empresa Trem Intercidades Bahia e conta com um orçamento estimado em R$ 8 bilhões. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já deu um primeiro aval, mas a construção ainda depende da autorização do Ministério dos Transportes.
Levará tempo para a construção dessa linha férrea de 98 quilômetros. A previsão é que a obra seja concluída em oito anos, considerando a complexidade do projeto. Assim que estiver em operação, o trem Salvador-Feira terá capacidade para transportar 85 mil passageiros diariamente, reduzindo o tempo de viagem de 1h40 para apenas 35 minutos, com uma velocidade de até 160 km/h.
Além disso, os investidores esperam gerar mais de 10 mil empregos diretos e 50 mil indiretos com a iniciativa. O preço do bilhete deve ser em torno de R$ 45, e a primeira estação ficará localizada na nova Rodoviária de Salvador, no bairro de Águas Claras.
O que você acha sobre essa nova ferrovia? Compartilhe sua opinião e vamos discutir como essa transformação pode impactar a região!
Comentários Facebook