A Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA) acaba de divulgar uma cartilha digital para alertar os moradores sobre o crescente “golpe do falso advogado”. Desde o início de 2023, a OAB-BA já recebeu 1.220 denúncias, resultando na emissão de 477 boletins de ocorrência.
Este material, criado pela Comissão de Tecnologia e Informação, está disponível online e oferece dicas práticas para ajudar as pessoas a identificarem tentativas de fraude. Os alvos mais frequentes dos golpistas são os idosos, aposentados e trabalhadores com processos previdenciários ou trabalhistas. Os criminosos costumam utilizar informações de processos para clonar perfis de advogados e enganar as vítimas, levando-as a transferir dinheiro de forma apressada.
“É uma fraude sofisticada que combina engenharia social, clonagem digital e manipulação emocional. Nossa cartilha é uma ferramenta de proteção para a população e uma orientação para os advogados”, disse Daniela Borges, presidenta da OAB-BA.
Entre as dicas oferecidas, estão: confirmar pedidos de pagamento diretamente com o advogado por meio de canais oficiais, desconfiar de cobranças urgentes via Pix, evitar clicar em links suspeitos e verificar a identidade dos advogados no site da OAB Nacional.
É importante estarmos atentos e nos protegermos dessas fraudes. O que você acha dessas orientações? Já ouviu falar sobre esse golpe? Deixe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook