Imagem cedida ao Metrópoles

Na tarde de segunda-feira (8/9), funcionários de uma cooperativa em Assis, interior de São Paulo, se depararam com uma descoberta macabra durante uma triagem de materiais recicláveis: um pé humano.
A investigação preliminar indica que este membro pertence a um paciente que foi submetido a uma amputação no pé direito em janeiro de 2024. Segundo o delegado João Fernando Pauka, a suspeita se reforça pela presença de um documento hospitalar que acompanhava o pé, contendo nome e data de nascimento.
Como o pé humano foi encontrado
- Durante a triagem, os funcionários encontraram um recipiente plástico que despertou sua curiosidade.
- Inicialmente acreditando que se tratava de vidro quebrado, abriram o recipiente e se depararam com o pé humano.
- O membro foi enviado ao Instituto de Criminalística e, em seguida, ao Instituto Médico Legal (IML) para uma perícia que confirmará sua origem.
O Hospital Regional de Assis, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, afirmou que está investigando a conduta do laboratório responsável pela análise e descarte de materiais biológicos. O hospital revelou que o descarte de membros amputados é realizado por um prestador de serviços contratado.
A Polícia Civil de Assis abrirá um inquérito para ouvir todos os envolvidos nesse incidente e identificar o responsável pelo descarte inadequado do membro.
O caso levanta questões sérias sobre as práticas de descarte na área da saúde. O que você acha que deveria ser feito para evitar situações como essa no futuro? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook