Na manhã desta terça-feira (9), dez banheiros químicos foram incendiados no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal agiu rapidamente, controlando as chamas, mas a fumaça escura foi vista de vários pontos do centro da cidade. Um suspeito já foi detido pelos policiais militares e encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia Civil do DF.

A Polícia Militar informou que a perícia da Polícia Civil foi acionada e já está investigando a motivação e possíveis outros envolvidos no ato. Esse incêndio despertou preocupação em relação à segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), que está a apenas 2 quilômetros do local do incidente.

Hoje, a Primeira Turma do STF recomeçou o julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete envolvidos por supostas tentativas de reverter o resultado das eleições de 2022. Durante o julgamento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou a favor da condenação dos réus.

A Votação

A votação, que começou na semana passada, prevê que o relator, ministro Alexandre de Moraes, e os outros ministros como Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin dêem seus votos até a próxima sexta-feira (12). Restam sessões agendadas para a finalização do julgamento, previsto para ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de setembro.

Moraes declarou que a tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder já está comprovada, e o STF está julgando as implicações dos réus nessa trama.

Acompanhe e compartilhe suas opiniões sobre essas situações intrigantes. O que você acha da segurança no entorno do STF e do andamento do julgamento? Vamos debater nos comentários!