Rússia se orgulha de ser líder em próteses para mutilados após anos de conflito na Ucrânia

Publicado:

A Rússia anunciou nesta quinta-feira (4) que se tornou uma das líderes na fabricação de próteses de membros, consequência dos altos números de soldados que necessitam desses dispositivos após o combate na Ucrânia. Embora o governo mantenha em segredo o número exato de militares mortos ou feridos desde o início do conflito em 2022, estimativas independentes sugerem que esse total pode atingir centenas de milhares.

Durante um fórum econômico em Vladivostok, a vice-ministra da Defesa, Anna Tsiviliova, ressaltou o avanço russo nesse setor, afirmando que os soldados que retornam do conflito têm sido fundamentais para inovações em próteses. Segundo ela, a Rússia está “na vanguarda” desse campo devido à demanda gerada pela situação dos militares. “Os participantes da operação militar especial nos permitiram alcançar esse nível”, acrescentou, referindo-se ao eufemismo usado pelo Kremlin para se referir à guerra na Ucrânia.

Dados do governo russo indicam um aumento de 65% na entrega de próteses de membros em 2024, totalizando cerca de 60.000 novos dispositivos em comparação a 2021. Vale destacar que Tsiviliova está sob sanções dos Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido, decorrentes de seu papel na ofensiva russa, enquanto sua relação familiar com o presidente Vladimir Putin é um assunto controverso, com a Rússia nunca confirmando oficialmente essa conexão.

Essas informações revelam como a guerra na Ucrânia está impactando não apenas a vida dos soldados, mas também impulsionando avanços tecnológicos na área de saúde da Rússia. É um cenário que levanta reflexões sobre as consequências do conflito e o papel da inovação em tempos de crise.

O que você pensa sobre esses avanços na área de próteses em meio a um conflito tão devastador? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa Branca defende legalidade de ataque a suposta lancha venezuelana

A Casa Branca reiterou nesta quinta-feira a legalidade do ataque realizado na terça-feira contra uma lancha venezuelana, resultando na morte de 11 pessoas....

Trump assina decreto para reduzir tarifas dos EUA sobre carros japoneses

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (4) uma redução significativa nas tarifas sobre carros japoneses. Com a nova ordem,...

Três brasileiros estão entre os feridos em acidente de funicular em Lisboa

Um grave acidente no funicular da Glória, um famoso ponto turístico em Lisboa, resultou na morte de pelo menos 20 pessoas nesta quinta-feira,...