Saiba quem é o tenente-coronel da PM investigado por encobrir ações de milícia no oeste da Bahia

Publicado:

A residência do tenente-coronel da Polícia Militar, Luiz Normanha, foi alvo de um mandado de busca e apreensão nesta segunda-feira (8), durante a segunda fase da “Operação Terra Justa”. Essa operação foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).

O oficial foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo sem registro. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e dois de prisão preventiva nos municípios de Correntina, Santa Maria da Vitória e Salvador. Documentos, aparelhos eletrônicos, armas, munição e outros materiais foram apreendidos e passarão por perícia. As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos.

Conforme as investigações do Gaeco, em parceria com a Polícia Civil, Normanha estaria recebendo vantagens indevidas para encobrir atividades criminosas de um grupo miliciano que, há mais de dez anos, usa violência para invadir terras de localidades tradicionais na região de Correntina, favorecendo fazendeiros locais.

Entre 2021 e 2024, o tenente-coronel teria recebido pagamentos mensais de R$ 15 mil do líder da milícia, um sargento da reserva da PM. Ele é investigado por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

BLOQUEIO DE BENS: Na primeira fase da ‘Operação Terra Justa’, o sargento e um comparsa foram presos e hoje foram alvo de novos mandados de prisão preventiva. Eles, junto a mais três pessoas, foram denunciados pelo MP-BA por crimes relacionados à organização criminosa e lavagem de dinheiro decorrente das atividades da milícia.

Esse caso levanta questões sérias sobre a integridade dentro da polícia e a influência de grupos milicianos na região. O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem sob efeito de drogas invade base da Samu na San Martin

Na madrugada desta segunda-feira (8), um homem sob efeito de drogas invadiu a base do Samu na San Martin, causando pânico entre os...

Diarista é investigada por fraude com cartão da mulher para quem prestou serviço

Eunápolis: Uma moradora da região foi vítima de uma fraude, onde sua conta de cartão de crédito foi utilizada de forma clandestina por...

OAB-BA exibe bandeira LGBTQIAPN+ na fachada durante setembro

A fachada da sede da OAB Bahia, na Rua Portão da Piedade, está decorada com a nova bandeira LGBTQIAPN+, também chamada de bandeira...