A mediana do relatório Focus indica que a Selic se manterá em **15% até o final de 2025**, repetindo pela décima vez consecutiva esse nível. Essa estabilidade ocorre após uma decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que, em sua última reunião em 30 de julho, manteve os juros nesse patamar.
No comunicado, o Copom destacou a necessidade de “cautela” diante da incerteza econômica. A entidade também antecipa uma “continuação na interrupção do ciclo de alta de juros” até observar sinais claros de desaceleração da inflação. O comitê reafirmou que está vigilante e que ajustes na política monetária podem ser realizados conforme necessário.
Ainda no relatório, a mediana para a Selic no fim deste ano também se manteve em **15%**. Para 2026, a projeção segue em **12,50%** pela 31ª semana, embora tenha ocorrido uma leve queda na mediana das estimativas para **12%** entre as atualizações mais recentes. Já para 2027, a Selic permanece em **10,50%** e em **10%** para 2028, mantendo-se estável por 36 semanas.
Essa estabilidade na taxa de juros reflete as preocupações com a inflação e as incertezas do mercado. Os moradores estão atentos a essas movimentações, que impactam diretamente sua vida financeira.
O que você acha das projeções para a Selic? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook