A Polícia Judicial intensificou a segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma varredura realizada por cães farejadores, em preparação para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados. Eles são acusados de participação em uma suposta trama golpista que buscava impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
Os cães farejadores estão fazendo o monitoramento ao redor do edifício do STF, em Brasília. A sessão está marcada para começar às 9h e contará com o voto do ministro Alexandre de Moraes, que será o primeiro a se pronunciar entre os cinco integrantes da Primeira Turma.
Retomada do julgamento
Durante seu voto, o ministro Moraes pretende levar cerca de quatro horas para apresentar sua análise dos fatos relacionados aos oito réus. Ele também irá responder a questionamentos das defesas e deliberar sobre questões processuais iniciais.
O relator destacará as condutas de cada réu individualmente, considerando o papel de cada um na suposta trama golpista, conforme relatado pela Procuradoria Geral da República. Moraes avaliará se existem provas suficientes para condenar os acusados e se devem ser aplicadas agravantes que podem aumentar as penas. Bolsonaro, por exemplo, é considerado o líder de uma organização criminosa, o que pode resultar em sanções mais severas.
Os oito réus estão sendo acusados de agir contra a ordem democrática. Dentre eles, sete membros do núcleo de Bolsonaro enfrentam cinco diferentes acusações. O deputado federal Alexandre Ramagem é o único que enfrenta três crimes.
Estamos vivendo um momento de grande expectativa na política brasileira. O que você acha do andamento desse julgamento? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook