A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, através da Delegacia de Combate à Intolerância (DPCI/DPGV), lançou a Operação Magna Lux para combater práticas de intolerância e crimes de ódio.
Na terça-feira (30/9), três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo. Os investigados têm idades entre 14 e 20 anos.
Um adolescente de 14 anos foi apreendido em flagrante por apologia ao nazismo, após a polícia encontrar símbolos nazistas em sua posse. Outro suspeito, que já estava preso desde 21 de agosto, enfrentava acusações similares, incluindo armazenamento de pornografia infantil.
As investigações revelaram que em março deste ano, um jovem identificado como punk foi agredido por um grupo de neonazistas em Porto Alegre. Durante a agressão, ele foi agarrado pelo pescoço e quase agredido, sob a alegação de que teria assediado uma jovem ligada ao grupo. Após o incidente, a vítima passou a receber ameaças pela internet de perfis associados aos agressores.
Esses eventos levaram a DPCI a solicitar medidas cautelares à Justiça, resultando nos mandados cumpridos nesta terça-feira. A polícia está reunindo mais provas para elucidar a participação dos envolvidos.
O delegado Vinícius Nahan, que coordenou a operação, afirmou que essa ação é um passo importante no combate a grupos neonazistas que atuam no estado.
O que você acha sobre essas ações da polícia? Deixe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments