Justiça determina despejo de academia na Pituba; dívida ultrapassa o valor de R$ 600 mil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A academia Well, situada na Pituba, enfrenta um processo judicial devido ao não pagamento de aluguéis e à desobediência a uma ordem de despejo. Segundo a advogada do proprietário, o estabelecimento ignora uma decisão final do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que determina sua desocupação.

A disputa já percorreu duas instâncias do Judiciário baiano e teve uma decisão marcante em março de 2025. Na ocasião, a Quinta Câmara Cível do TJ-BA concedeu um prazo de 60 dias para que a academia se desocupasse de forma voluntária. No entanto, conforme relata a advogada Morgana Costa Cotias, esse prazo não foi respeitado.

“Essa decisão foi dada há mais de seis meses. Estamos em outubro, e a empresa continua sem devolver o imóvel ou efetuar qualquer pagamento ao proprietário”, afirma a advogada.

Além da negativa em restituir o imóvel, os responsáveis pela ação estão alarmados com o acúmulo de dívidas, incluindo IPTU e outras obrigações referentes ao imóvel.

O conflito teve início com o término do contrato de locação, que foi assinado por 120 meses e deveria ter sido encerrado em julho de 2024. Apesar de a não renovação ter sido formalmente comunicada aos ocupantes, eles seguiram no local.

O prazo de 60 dias dado pelo TJ-BA, que visava facilitar a desmobilização da academia, não foi respeitado. A empresa justificou sua permanência alegando a necessidade de desinstalar equipamentos e informar clientes e funcionários.

Cotias destacou que a empresa está ocupando o local sem ter pago a caução, que correspondia a três meses de aluguel e era condição para manter sua posse durante o processo judicial.

A dívida acumulada da academia, referente aos aluguéis não pagos desde o término do contrato, já ultrapassa R$ 631.846,18, de acordo com cálculos apresentados à Justiça.

Esse caso destaca as tensões que podem surgir nas relações entre locadores e locatários. O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA processa dez bancos e financeiras por cobranças indevidas, falta de transparência e falhas na LGPD

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou ações civis públicas contra dez instituições financeiras por práticas abusivas...

“Vou vetar, e se quiserem, derrubem meu veto”, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Resumo: Lula vetará o Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. A...