
O governo federal dos Estados Unidos paralisou às 00h01 desta quarta-feira, 1º de outubro, após a falha nas negociações entre democratas e republicanos no Congresso, junto ao presidente Donald Trump, para a extensão do financiamento federal.
Essa interrupção significa que funções governamentais essenciais, como serviços de empréstimos a pequenas empresas, parques nacionais e treinamento profissional para veteranos, estão suspensas até que novas verbas sejam aprovadas pelos legisladores.
Apesar da paralisação, serviços voltados à segurança nacional continuam, embora muitos funcionários, incluindo militares e policiais, não receberão salários. Esse é o primeiro shutdown desde janeiro de 2019 e o quarto durante os dois mandatos de Trump. Contudo, desta vez, autoridades indicam que usarão as agências fechadas como uma forma de reestruturar o Executivo e concentrar mais poder na presidência.
A Casa Branca, em sua conta oficial do X (ex-Twitter), responsabilizou a oposição, ilustrando a situação com a imagem de um contador.
Democrat Shutdown. pic.twitter.com/w5GKHQQDuj
— The White House (@WhiteHouse) October 1, 2025
A paralisação ocorreu devido ao bloqueio, pelos democratas do Senado, de um pacote temporário de financiamento que tinha como objetivo proporcionar mais tempo para negociar os projetos de lei de gastos do ano, já aprovados pela Câmara controlada pelo Partido Republicano.
O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas ideias sobre como isso pode impactar o dia a dia na região e no país.
Facebook Comments