Advogados questionam prisão de policiais em operação contra milícia em Feira; Galinha segue foragido

Publicado:

Os advogados de dois policiais detidos nesta quarta-feira (1º) durante a Operação Estado Anômico estão contestando as prisões. A operação investiga um grupo suspeito de crimes como lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada.

Deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Receita Federal, essa ação é um desdobramento da Operação El Patrón, iniciada em dezembro de 2023. O deputado estadual Binho Galinha (PRD), que também teve um mandado de prisão preventiva, permanece foragido e não foi encontrado até o início da tarde desta quinta-feira (2). A esposa e o filho do parlamentar, Mayana Cerqueira da Silva e João Guilherme, foram detidos.

Na noite de quarta-feira, a PF encontrou um carro blindado do deputado em uma área de mata em Feira de Santana, com a chave escondida em uma das rodas.

Os advogados Caio Vitor Menezes e Marcos Silva, que representam os policiais, questionaram os mandados de prisão. Menezes, defensor de um dos militares, disse que as acusações não justificam a prisão preventiva. Ele afirma que são “acusações rasas” que poderiam ser esclarecidas em interrogatório e que não seria necessário um medida tão severa. O advogado ressaltou ainda que as movimentações financeiras consideradas irregulares totalizam cerca de R$ 20 mil em cinco anos, sem indícios de ilegalidade.

Menezes também negou as alegações de obstrução de justiça e anunciou a intenção de pedir habeas corpus. Por sua vez, o advogado Marcos Silva, responsável por outro policial preso, informou que o pedido de liberdade provisória feito durante a audiência na Superintendência da Polícia Federal em Salvador foi negado. A estratégia da defesa agora será analisar os materiais apreendidos e investigar a real participação de seus clientes nas investigações.

Os quatro policiais detidos foram levados ao Batalhão de Choque da PM-BA em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, onde permanecem à disposição da Justiça.

O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em meio a debates para eleições de 2026, Jerônimo se reúne com bancada estadual do PSD

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se encontrou na manhã desta quinta-feira (02) com o senador Otto Alencar, os nove deputados estaduais do PSD...

Acidente entre caminhões deixa dois motoristas mortos na BR-116 na região de Feira

Na madrugada desta quinta-feira, um grave acidente na BR-116, na região de Santo Estêvão, resultou na morte de dois motoristas. A colisão ocorreu...

Inema autoriza Consórcio da Ponte Salvador-Itaparica a fazer estudos em fauna aquática em área de porto

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) deu luz verde ao Consórcio da Ponte Salvador-Itaparica para analisar a fauna...