Drones causam fechamento temporário de aeroporto na Alemanha

O Aeroporto Franz Josef Strauss, em Munique, na Alemanha, teve que ser fechado temporariamente na noite desta quinta-feira (2/10) devido a avistamentos de drones na região. A situação resultou no cancelamento de cerca de 20 voos, de acordo com a Polícia Federal alemã.

Os primeiros relatos sobre a presença dos drones começaram por volta das 22h30 (horário local), quando várias testemunhas alertaram as autoridades. Uma hora depois, novos avistamentos foram registrados sobre as pistas do aeroporto.

A Polícia Federal tentou localizar os drones tanto por terra quanto por ar, utilizando helicópteros, mas não obteve sucesso em encontrá-los.

O aeroporto interrompe suas operações às 0h devido a questões de proteção contra ruídos e deve retomar os voos normalmente a partir das 5h (horário local) na sexta-feira. Policiais estaduais e federais continuam monitorando a área.

Pressão por defesa contra drones

Esse episódio reacendeu o debate sobre a necessidade de um sistema de defesa contra drones na Alemanha. Jens Spahn, líder do grupo parlamentar CDU/CSU, defendeu a implementação imediata de uma tecnologia integrada para lidar com essa ameaça.

“Não devemos depender de caças para derrubar drones. Precisamos de um ecossistema tecnológico ágil que nos permita reagir rapidamente. Um sistema de defesa funcional deve ser prioridade, precisamos disso o mais rápido possível”, afirmou Spahn.

Ele também apoiou as declarações do Ministro das Relações Exteriores, Johann Wadephul, que sugere a recuperação do serviço militar obrigatório no país. Spahn menciona que, caso as previsões do Ministro da Defesa sobre um possível ataque de Vladimir Putin à NATO em 2029 se confirmem, a Alemanha deve se preparar de forma “significativamente mais ambiciosa” em termos militares.

Acalmem-se, durmam tranquilos

Na mesma quinta-feira, durante o Fórum Valdai em Sochi, Vladimir Putin criticou os países da OTAN, acusando-os de criar uma “histeria” sobre uma suposta ameaça da Rússia à Europa.

Ele deixou uma mensagem aos líderes europeus: “Quero dizer: acalmem-se, durmam tranquilos e cuidem de seus próprios problemas. Apenas olhem para o que acontece nas ruas das cidades europeias”.

Em relação ao controle de drones, de forma sarcástica, Putin respondeu a acusações sobre drones russos supostamente violando o espaço aéreo europeu, dizendo: “Não vou mais mandar drones para a Dinamarca, prometo”.

Quais são suas opiniões sobre a situação dos drones nos aeroportos e o impacto na segurança? Compartilhe seus pensamentos nos comentários.

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS