Após a determinação do Ministério da Saúde, o número de suspeitas de intoxicação por metanol atingiu 43 no Brasil. Das notificações, 39 casos foram registrados em São Paulo. Destes, dez foram confirmados e 29 estão em investigação. Além disso, há quatro casos em investigação em Pernambuco.
O Ministério da Saúde confirmou apenas uma morte decorrente desse tipo de intoxicação em São Paulo. Outras sete mortes estão sendo investigadas, sendo duas em Pernambuco e cinco em São Paulo.
Notícias relacionadas:
- São Paulo registra sexta morte com suspeita de intoxicação por metanol.
- Pernambuco investiga possíveis casos de intoxicação por metanol.
- CFM proíbe anestesia para a realização de tatuagens.
“Estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica sobre intoxicação por metanol no país”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os dados atuais superam a média anual de 20 casos de intoxicação por metanol no Brasil. A Polícia Federal investiga a possibilidade de envolvimento de organizações criminosas na adulteração de bebidas alcoólicas.
Sala de Situação
Para monitorar os casos de intoxicação, o Ministério da Saúde criou, nesta quinta-feira, uma Sala de Situação. Esta iniciativa reúne equipes de várias instituições, incluindo os Ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Agricultura e Pecuária, além de representantes de conselhos de saúde e da Anvisa.
Os profissionais vão trabalhar na análise dos casos suspeitos, além de planejar e controlar as medidas que serão adotadas enquanto o risco sanitário persistir.
Você tem alguma opinião ou experiência relacionada a esse tema? Sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários!
Facebook Comments