OAB-BA cobra do TJBA soluções para falta de juízes no interior do estado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) entrou em contato com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para solicitar soluções para a grave falta de juízes nas comarcas do interior. Essa situação se agravou após a titularização de juízes substitutos, determinada em 18 de setembro.

Em um ofício enviado à presidenta do TJBA, desembargadora Cynthia Resende, a OAB-BA pediu a realização de uma reunião para discutir medidas urgentes.

A presidenta da seccional, Daniela Borges, destacou a importância de ações estruturais: “Embora reconheçamos os esforços recentes do TJBA para mitigar os efeitos da vacância, ainda são poucas as varas sem titular que receberam designações, gerando um preocupante limbo, em que diversas unidades jurisdicionais se encontram sem qualquer juiz responsável.”

O documento aponta que algumas comarcas de entrada inicial, como Cocos, Gentio do Ouro, Formosa do Rio Preto, Santana, Correntina e Nova Viçosa, estão em colapso. Essas localidades já tinham vagas abertas nos editais de 2019 e 2022, mas não houve manifestação de interesse.

Além disso, após os editais para varas de entrada final, algumas unidades seguem desertas, enquanto áreas de entrada intermediária perderam juízes substitutos e não tiveram novos editais de promoção ou remoção.

Para a OAB-BA, a solução definitiva passa pela realização de um concurso público para magistrados, além da designação imediata de juízes para varas de entrada inicial e da regulamentação de comarcas de difícil provimento, com o objetivo de atrair profissionais para essas regiões.

E aí, o que você acha sobre a situação dos juízes nas comarcas do interior? Sua opinião é importante, compartilhe com a gente nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Violência doméstica: polícia apreende armas de CAC em Eunápolis após ameaça à ex-companheira

Eunápolis registrou uma intervenção da Polícia Civil após denúncia de ameaça no ambiente doméstico. A ação, realizada na quarta-feira (21) pelo Núcleo Especial...

STF defende atuação de segurança após revelação de gastos com deslocamentos para resort no Paraná

STF reforça a legalidade das operações de segurança para seus ministros e orienta que tais ações visam preservar autonomia e imparcialidade no funcionamento...

STF reafirma atuação constitucional em caso que envolve sistema financeiro e defende relator Dias Toffoli

O STF emitiu, nesta quinta-feira (22), um posicionamento formal defendendo a atuação institucional da Corte e do ministro relator Dias Toffoli em processos...