A pedido de Trump, Apple remove aplicativos que alertam imigrantes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Apple anunciou na última quinta-feira (2/10) a remoção do aplicativo ICEBlock, amplamente utilizado por imigrantes para monitorar a presença de agentes do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE). A decisão foi tomada após um pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O ICEBlock notifica os usuários sobre a presença de agentes do ICE nas proximidades, permitindo que imigrantes se afastem e evitem possíveis detenções. Com a política de combate à imigração ilegal sendo central para o governo Trump desde janeiro, a mudança na App Store segue um contexto de crescente vigilância e operação por parte do ICE.

De acordo com a advogada-geral da Casa Branca, Pam Bondi, a remoção dos aplicativos foi realizada após o Departamento de Justiça entrar em contato com a Apple. Segundo o governo, esses aplicativos colocam em risco a segurança dos agentes, podendo aumentar a chance de agressões a eles. Bondi declarou à Fox Business que o ICEBlock foi desenhado para colocar em perigo os agentes apenas por estarem exercendo suas funções.

Recentemente, um tiroteio em uma instalação do ICE no Texas resultou na morte de dois imigrantes e deixou um terceiro ferido. Acredita-se que o atirador tinha como alvo os agentes do ICE e usava aplicativos semelhantes antes do ataque. A Apple, por sua vez, informou que a decisão se baseou nas informações recebidas referentes aos riscos de segurança.

Número de brasileiros deportados em 2025 bateu recorde

Os Estados Unidos continuam sendo o principal destino para imigrantes brasileiros. Em 2025, a deportação de brasileiros atingiu o número recorde de 2.268 até 1º de outubro, o maior desde 2020, representando um aumento de 37% em relação ao total de 2024, segundo dados da Polícia Federal e do ministério brasileiro dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Essa situação acende um alerta sobre a crescente vulnerabilidade dos imigrantes no país. O que você acha sobre essa medida? Comente sua opinião abaixo e vamos discutir juntos!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois médicos são mortos a tiros por colega após desentendimento em São Paulo

Dois médicos foram mortos a tiros por um colega na noite desta sexta-feira (16), em frente a um restaurante de luxo na Avenida...

Trump convida Lula, Milei e Erdogan para “Conselho da Paz” para Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu ampliar a lista de nações convidadas para integrar o “Conselho da Paz”, órgão idealizado pelos EUA...

Morre Alan Sanches, deputado estadual e ex-presidente da Câmara de Salvador

O deputado estadual Alan Sanches (União) morreu ainda nesta tarde deste sábado (17). A confirmação veio de pessoas próximas. Médico de...