MP-BA debate combate ao abate clandestino de carne em audiência pública em Itororó

Publicado:

Na última terça-feira, 30, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) promoveu uma audiência pública em Itororó para tratar do combate ao abate clandestino e incentivar boas práticas na produção e venda de carnes na região. O evento, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (Ceacon), contou com a presença de representantes de Itaju do Colônia e Firmino Alves.

As promotoras de Justiça Thelma Leal, coordenadora do Ceacon, e Karina Freitas, apresentaram soluções para o problema. Para resolver a questão de forma imediata, foi decidido que o MP-BA vai organizar uma reunião com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), produtores, comerciantes e frigoríficos. O foco será discutir a viabilidade de encaminhar o gado para abate em estruturas adequadas em Itapetinga ou Vitória da Conquista.

Com uma perspectiva de médio a longo prazo, as promotoras sugeriram a criação de um frigorífico na própria cidade de Itororó, o que poderia resolver a questão de forma mais sustentável.

Na segunda-feira, 29, véspera da audiência, foram realizadas inspeções em estabelecimentos de Itororó e Firmino Alves. As fiscalizações avaliaram as condições de armazenamento e refrigeração das carnes, além da procedência dos produtos e a existência das notas fiscais correspondentes.

A audiência pública também teve a participação de autoridades dos três municípios envolvidos, além de representantes da vigilância sanitária e comerciantes locais.

O que você acha das propostas apresentadas? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o futuro da produção de carnes na nossa região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tijolada no rosto: gari é agredido por morador após briga sobre lixo

O gari Francisco Ferreira da Silva, de 47 anos, sofreu uma grave agressão enquanto trabalhava na quinta-feira (13), na Travessa Havaí, no bairro...

Mais de 20 mil pessoas são evacuadas após descoberta de bomba da Segunda Guerra em Nuremberg, na Alemanha

Mais de 20 mil moradores de Nuremberg foram evacuados em razão da descoberta de uma bomba da...

Autista de 12 anos denuncia estupro dentro de escola; IML confirma

Uma investigação da Polícia Civil da Paraíba está em andamento após uma denúncia de estupro contra um menino de 12 anos, diagnosticado com...