TCE-BA sugere reajustes escalonados de 4,5% neste ano e em 2026 para servidores; veja detalhes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) enviou para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que propõe a revisão geral dos vencimentos dos seus servidores. O projeto, que tramita sob o número 25.980/2025, inclui ajustes em salários, gratificações e pensões, e foi encaminhado pela Presidência da Corte nesta quinta-feira (2). A proposta será publicada no Diário Oficial do Legislativo.

De acordo com o projeto, os reajustes ocorrerão em duas etapas. O primeiro será de 4,5% a partir de 1º de novembro de 2025, seguido de outro aumento de 4,5% em 1º de maio de 2026. Esses percentuais vão se aplicar sobre os valores vigentes antes dessas datas.

Além disso, o projeto garante que os proventos e pensões dos servidores que têm direito à paridade constitucional também serão ajustados nas mesmas condições e proporções que os salários dos ativos, sem ultrapassar esses valores.

O presidente do TCE, Marcus Presídio, explicou que a proposta visa alinhar o reajuste aos novos vencimentos aprovados para outras categorias do Executivo estadual. Ele destacou que, como os servidores do Tribunal não foram contemplados nas legislações recentes, a revisão precisará ser feita por meio de uma lei específica.

Presídio também reforçou que a medida foi aprovada pelo Pleno do TCE e que a Corte se encontra dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal em relação a esse tipo de despesa. O presidente enfatizou que o projeto está em consonância com as recentes leis do Executivo, que alteraram os vencimentos de categorias funcionais.

É importante frisar que o reajuste não se aplica a gratificações que dependam de percentuais sobre o vencimento básico. As despesas resultantes da nova lei serão bancadas com recursos orçamentários próprios do TCE.

Se a Assembleia Legislativa aprovar e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionar o projeto, o reajuste começará a valer em novembro deste ano. No entanto, não há previsão de pagamento retroativo no projeto de lei.

O que você acha dessa proposta de reajuste? Deixe suas opiniões nos comentários. Sua opinião é sempre bem-vinda!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolescente é apreendido com revólver durante patrulhamento no Carnaval de Barreiras

Durante patrulhamento de rotina no Circuito do Carnaval de Barreiras, na madrugada deste domingo (15), equipes da Polícia Militar foram acionadas por foliões...

Jovem é preso suspeito de receptação de celular furtado no Centro de Salvador

Um homem de 19 anos foi preso em flagrante na noite de domingo (15) suspeito de receptação na Praça da Piedade, área central...

Sobe para 49 o número de presos pelo Reconhecimento Facial nas festas do Carnaval

Subiu para 49 o número de foragidos da Justiça capturados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública...