O Discord confirmou recentemente um vazamento de dados de usuários devido a um ataque hacker direcionado a uma de suas prestadoras de serviços terceirizados. O incidente, conforme informado, ocorreu em 20 de setembro e afetou informações ligadas ao suporte ao cliente da plataforma.

A empresa destacou que seus servidores não foram comprometidos. A violação se limita aos dados armazenados pela empresa terceirizada, assegurando a integridade das informações nos servidores principais do Discord.

celular com logo Discord
Imagem: Ink Drop/iStock

Quais dados foram vazados

De acordo com o comunicado, os hackers podem ter obtido informações pessoais de usuários, como nome real, nome de usuário, e-mail, dados de contato e os últimos quatro dígitos de cartões de crédito associados a algumas contas.

Além disso, em casos mais críticos, existe a possibilidade de documentos de identificação, como carteiras de motorista e passaportes usados para verificação de idade, também terem sido expostos. Contudo, o Discord garantiu que senhas, endereços físicos e números completos de cartões de crédito permanecem seguros.

Discord alerta usuários potencialmente afetados

Em resposta ao incidente, a plataforma começou a enviar notificações por e-mail aos usuários que podem ter sido impactados, informando sobre as informações que foram comprometidas. Esse aviso é enviado, inclusive, para pessoas que não possuem conta ativa, mas que já tiveram contato anterior com as equipes de suporte ou segurança da empresa.

Discord
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock

Para lidar com a situação, o Discord revogou prontamente o acesso da prestadora afetada, notificou as autoridades competentes e está implementando medidas adicionais de segurança. A empresa também se comprometeu a realizar auditorias mais frequentes em seus parceiros externos, reafirmando assim seu compromisso com a privacidade e proteção dos dados de seus usuários em todo o mundo.