PoderData: cresceu nos últimos meses o percentual dos que acham o governo Lula melhor do que o de Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pesquisa do instituto PoderData revelou que a imagem do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está se recuperando. O levantamento questionou os brasileiros se consideravam a administração atual melhor ou pior em comparação com a de Jair Bolsonaro (PL).

Os resultados mostram que 38% dos entrevistados acreditam que o governo Lula é superior ao de Bolsonaro. Essa mesma porcentagem vê o governo atual de forma negativa. Para 22%, as duas gestões são equivalentes.

Comparando com a pesquisa de julho, houve uma mudança significativa. Naquela época, 33% consideravam Lula melhor, enquanto agora esse número subiu para 38%. Por outro lado, a percepção de que o governo Lula é pior do que o de Bolsonaro caiu de 40% para 38%.

No pior momento da gestão Lula, em maio, apenas 30% dos entrevistados viam a administração atual de forma mais positiva em relação à anterior, enquanto 45% achavam que o governo do petista era pior. A diferença naquela época era de 15% contra Lula.

Nos últimos cinco meses, a diferença de 15% foi reduzida, resultando no empate atual entre os que consideram Lula melhor e os que acreditam que ele é pior que Bolsonaro.

A percepção mais favorável ao governo Lula é observada entre as mulheres (39%), os jovens (55%), os moradores do Nordeste (46%) e aqueles com ensino fundamental (43%). Além disso, 42% das pessoas que ganham de dois a cinco salários mínimos têm a mesma opinião.

Por outro lado, a percepção negativa é mais forte entre os homens (41%), pessoas de 25 a 44 anos (46%), moradores do Centro-Oeste (53%), aqueles com ensino médio (46%) e quem recebe mais de cinco salários mínimos (39%).

A pesquisa foi realizada de 27 a 29 de setembro de 2025, com 2.500 entrevistas em 178 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Qual é a sua opinião sobre a gestão atual? Você acha que as mudanças são positivas? Compartilhe seus pensamentos nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara adia votação do PL Antifacção e da PEC da Segurança para 2026 após reunião de líderes

Câmara dos Deputados adiou para 2026 a votação do projeto Antifacção e da PEC da Segurança. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (15),...

Inscrições abertas para cursos de idiomas nos CILs do DF

As inscrições para o Centro Interescolar de Línguas (CIL) começam nesta segunda-feira (15/12) e vão até 9 de janeiro. As vagas são destinadas...

Festa de Olojá é oficialmente incluída no calendário oficial de Salvador

Lei n° 9.892/2025 foi sancionada pela Prefeitura de Salvador, oficializando a Festa de Olojá, Senhor do Mercado,...