Opep+ anuncia aumento na produção de petróleo a partir de novembro

Publicado:

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) divulgou, neste domingo (5/10), que aumentará sua produção de petróleo em 137 mil barris por dia a partir de novembro. Essa elevação é a mesma programada para outubro.

Países como Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã planejam o mesmo acréscimo já anunciado no mês anterior.

Em comunicado, a Opep mencionou que o nível global de 1,65 milhão de barris por dia poderá ser retomado, dependendo das condições do mercado.

“Os países continuarão a monitorar e avaliar de perto as condições do mercado. Eles reafirmaram a importância de uma abordagem cautelosa e a flexibilidade para pausar ou reverter os ajustes adicionais de produção”, declarou a entidade.

Expectativa atendida

O aumento na produção de petróleo está alinhado com as estimativas da maioria dos analistas do setor. De acordo com a Opep, Arábia Saudita e Rússia liderarão os aumentos, com acréscimos de 41 mil barris equivalentes por dia. Na sequência, estão o Iraque (18 mil barris), Emirados Árabes (12 mil), Kuwait (10 mil), Cazaquistão (7 mil), além de Argélia e Omã, com 4 mil barris cada.

Na última sexta-feira (3/10), os preços internacionais do petróleo se aproximaram das mínimas em quatro meses.

O que você acha desse aumento na produção de petróleo? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Barra empata com o Santa Cruz e conquista o título da Série D do Brasileiro

Neste sábado (4), o Barra escreveu um novo capítulo em sua...

Mais um capitalismo (por Gustavo Krause)

Recentemente, tive uma conversa interessante com meu neto Matheus, que está na fase vibrante dos 15 anos. Ele me procurou para ajuda em...

Lula afirma que investimentos da COP30 serão permanentes e beneficiarão o povo de Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na última sexta-feira (3) que as obras para a COP30 são do povo de Belém...