A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) divulgou, neste domingo (5/10), que aumentará sua produção de petróleo em 137 mil barris por dia a partir de novembro. Essa elevação é a mesma programada para outubro.
Países como Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã planejam o mesmo acréscimo já anunciado no mês anterior.
Em comunicado, a Opep mencionou que o nível global de 1,65 milhão de barris por dia poderá ser retomado, dependendo das condições do mercado.
“Os países continuarão a monitorar e avaliar de perto as condições do mercado. Eles reafirmaram a importância de uma abordagem cautelosa e a flexibilidade para pausar ou reverter os ajustes adicionais de produção”, declarou a entidade.
Expectativa atendida
O aumento na produção de petróleo está alinhado com as estimativas da maioria dos analistas do setor. De acordo com a Opep, Arábia Saudita e Rússia liderarão os aumentos, com acréscimos de 41 mil barris equivalentes por dia. Na sequência, estão o Iraque (18 mil barris), Emirados Árabes (12 mil), Kuwait (10 mil), Cazaquistão (7 mil), além de Argélia e Omã, com 4 mil barris cada.
Na última sexta-feira (3/10), os preços internacionais do petróleo se aproximaram das mínimas em quatro meses.
O que você acha desse aumento na produção de petróleo? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!
Compartilhe esse artigo:
Facebook Comments