Professor da USP em Harvard é detido após disparo próximo a sinagoga

Publicado:

Foto colorida do professor Carlos Portugal Gouvea
Professor Carlos Portugal Gouvea

Carlos Portugal Gouvea, professor visitante da Faculdade de Direito de Harvard, foi detido na última quarta-feira, dia 2 de outubro, após disparar uma arma de chumbinho fora do Templo Beth Zion, em Brookline, Boston. O incidente ocorreu na véspera do Yom Kippur, um dos dias mais importantes do calendário judaico. A universidade decidiu colocar Gouvea em licença administrativa enquanto a situação é analisada.

Ao ser interrogado pela polícia, Gouvea, que também é professor de direito na Universidade de São Paulo (USP), justificou seu ato afirmando que estava caçando ratos. O caso mobilizou mais de uma dúzia de agentes de polícia, pois seguranças da sinagoga tentaram conter o professor, resultando em uma breve luta física, conforme reportado pelo New York Post. No local, as autoridades encontraram uma janela quebrada e um projétil preso em um veículo próximo.

Os líderes do Templo Beth Zion, Larry Kraus e Benjamin Maron, esclareceram que não há indícios de que o ato tenha sido motivado por antissemitismo. Eles ressaltaram que utilizar uma arma de pressão em um local tão movimentado é perigoso, mas não parece ter sido um ato de ódio.

A Faculdade de Direito de Harvard anunciou que Gouvea foi colocado em licença administrativa e ainda não revelou outras possíveis medidas disciplinares. Gouvea possui doutorado pela própria Harvard e é também responsável por um instituto no Brasil dedicado à justiça social e ambiental. Após ser liberado sob fiança, ele não está mais detido, e sua audiência está agendada para novembro.

A USP foi contactada para obter mais informações, mas até o momento não houve retorno. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Metanol: confirmação de morte cerebral de mulher contaminada é incerta

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, anunciou nesse domingo que os exames realizados para confirmar a morte cerebral...

Família procura por adolescente desaparecido no Distrito de Itabatã, em Mucuri

A família de Daniel Costa de Sena, de 17 anos, está angustiada após seu desaparecimento no distrito de Itabatã, no município...

Inspetora da PRF é presa por injúria racial contra capitão da PM durante evento infantil em Feira de Santana

Uma inspetora da Polícia Rodoviária Federal, Michele Alencar, de 44 anos, foi detida em flagrante na manhã deste domingo (5) por injúria racial...